Pages

sexta-feira, 11 de abril de 2014

O QUE É A REUNIÃO DA COMISSÃO EXECUTIVA DO SUPREMO CONCÍLIO DA IPB?

Hoje (13/04/2014), após o almoço, viajarei para Vitória/ES onde, pela manhã de segunda-feira, tomarei o voo para Brasilia/DF. Na capital de nosso país, na Igreja Presbiteriana Nacional, acontecerá a Reunião da Comissão Executiva do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil. Porém, será que a Igreja compreende a importância dessa reunião?

A Igreja Presbiteriana do Brasil é representada civilmente por meio de sua Comissão Executiva (CE/SC). Ela é composta pelos seguintes membros: presidente, vice-presidente, secretário executivo e tesoureiro (a chamada Mesa) e pelos presidentes dos Sínodos. Como sou vice-presidente do Sínodo Minas-Espírito Santo (SME), estarei representando nossa região na reunião, em virtude da ausência do presidente do SME.

Cabe a CE/SC gerir toda a vida da Igreja como associação civil, preencher as vagas que se verificarem nas comissões, permanentes e especiais, zelar pela pronta e fiel execução das ordens emanadas do plenário do Supremo Concílio, dentre outras atividades. Neste ano, a reunião antecede a XXXVIII Reunião Ordinária do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, a se realizar nos dias nos dias 19 a 26 de julho de 2014, no centro de convenções de Natal sito. à Avenida Governador Dinarte Medeiros Mariz, s/n, Via Costeira, Natal/RN.

A julgar pelas notícias que tenho recebido, 2014 será um ano de mudanças profundas na Igreja Presbiteriana do Brasil. A renúncia do então Secretário Executivo da IPB, Rev. Ludgero Bonilha Moraes (Pastor da 1ª Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte), bem como as eleições para o restante da Mesa da CE/SC ditam o tom dessas mudanças.

Em Brasília, a reunião da CE/SC obedecerá uma importante agenda. Além de nomeação de subcomissões, leitura de relatórios e homologação de resoluções tomadas por meio de carta e outros assuntos, a CE/SC prepará o ambiente de discussões da mais importante reunião da nossa Igreja: o Supremo Concílo, que acontece de quatro em quatro anos.


Irmãos e irmãs amados (as), oremos por nossa Igreja. Intercedamos por decisões pautadas unicamente na vontade de Deus, nas Escrituras Sagradas. Clamemos para que a politicagem não substitua a piedade, o poder não substitua o serviço, os interesses pessoais não substituam o desígnio de Deus.

Apesar de nós, a Igreja é de Deus (1 Co 1.2). Que ela glorifique seu Senhor (Ef 3.21), a cabeça de todo o corpo (Cl 1.18). Como Cristo escreveu à sua Igreja, espero que a Igreja Presbiteriana do Brasil possa guardar a palavra da perseverança, sendo guardada da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro (Ap 3.10).

Rev. Ângelo Vieira da Silva