Pages

sexta-feira, 11 de março de 2011

DOIS DIAS MUITO ESPECIAIS: 1º CULTO PROTESTANTE NO BRASIL E DIA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

Dois dias muito especiais...

No dia 10/03 comemorou-se o 1º Culto Protestante no Brasil e em 11/03 o Dia da Educação Cristã. Ambas as datas são muito especiais em virtude dos acontecimentos que a marcaram, bem como sua aplicabilidade às nossas vidas. Veja:



1º CULTO PROTESTANTE NO BRASIL

O Brasil era colônia portuguesa em regime de “Padroado”. Em 1549, chegaram os primeiros 6 jesuítas ao Brasil. Em 1553, chegou o mais famoso dos jesuítas, José de Anchieta. Em 1555, sob a liderança de Nicolas Durand de Villegaignon, um grupo de cerca 600 franceses fundaram o Forte Coligny na Baía da Guanabara-RJ, dando origem à “França Antártica”, ficando, assim, conhecida como “a Invasão Francesa” em nossa história católica brasileira. Villegaignon solicitou a Calvino o envio de pastores. Em 07/03/1557, chegaram dois pastores (Pierre Richier e Guillaume Chartier), um grupo de huguenotes (protestantes franceses) e refugiados vindos de Genebra, numa 2ª expedição. Em 10/03/1557 celebram o 1º culto protestante em solo brasileiro. Em 21/03/1557 ocorre a celebração da 1ª Santa Ceia em rito Genebrino. Infelizmente Villegaignon não era o que todos pensavam. Assim, o “Ex-frade” Jean Cointac levantou questões sobre o sacrifício da missa, a doutrina e usos dos sacramentos, a invocação e mediação dos santos, a oração pelos mortos, o purgatório e muitas outras que fizeram com que Villegaignon posicionasse católico e perseguisse os huguenotes. Estes buscaram refúgio entre os índios tupinambás. Tentaram fugir por navio, mas afundou. Cinco voltaram, e foram aprisionados por Villegaignon. Surgiu assim a “Confissão de Fé da Guanabara” que culminou no enforcamento dos calvinistas. Seja fiel ao Senhor como os crentes na baía de Guanabara!

DIA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

A Educação Cristã é responsabilidade da Igreja. O crescimento rumo à maturidade espiritual não se dá de forma individual, mas em conjunto. A Igreja é o local/campo de atuação da Educação Cristã, para o desenvolvimento dos crentes, objetivando a maturidade espiritual que é a progressividade do alcance da estatura de Cristo. Por conseguinte, a Educação Cristã se desenvolve também através de ministérios e relacionamentos de cooperação entre professores e alunos, pais e filhos, mestres e discípulos, atingindo de uma forma abrangente toda a igreja. Lawrence Richards, em seu livro Teologia da Educação, enfatiza: “considerando a função da edificação e dos dons espirituais, temos de ver que a Educação Cristã, para promover adequadamente o crescimento progressivo da vida de Cristo nos crentes, tem de tratar do Corpo como um todo! Isolar o “ministério educacional da igreja” da vida geral da congregação é um erro fatal. A Educação Cristã tem de levar todos os membros do Corpo a servir uns aos outros.” Deus é quem nos liga, Ele é quem permeia nossas relações e torna esta unidade perfeitamente possível, juntamente com Seu filho, o Senhor Jesus, o Mestre por excelência, que fez de seu ministério uma perfeita expressão de amor. Esteja pronto para aprender os ensinos do Mestre, Jesus!


Rev. Ângelo Vieira da Silva